Ana Cláudia tem mais de 10 anos de experiência com consultorias em Empresas e Direitos Humanos, ESG e Sustentabilidade para empresas brasileiras e internacionais de grande, médio e pequeno porte, órgãos públicos, bancos de investimentos, organizações internacionais e organizações da sociedade civil – aplicando de forma técnica e responsável frameworks nacionais e internacionais de ESG, Empresas e Direitos Humanos e Sustentabilidade.
Trabalhou para consultorias nacionais e estrangeiras em projetos envolvendo infraestrutura, mineração, indústria alimentícia, varejo, concessões rodoviárias, oil & gas, farmacêuticas, empresas de tecnologia e agronegócio. Tem experiência teórica e prática com realização de devida diligência em direitos humanos, mapeamento de riscos corporativos e em cadeia produtiva, elaboração de gap assessments, mecanismos de denúncias, análise e estruturação de políticas e planos de engajamento, elaboração de matrizes de materialidade e treinamentos e capacitações de equipes corporativas voltadas à sustentabilidade.
Foi a responsável pelo primeiro diagnóstico do Brasil sobre Empresas e Direitos Humanos por meio do Edital Edital n. 10/2018; Projeto PNUD-BRA/16/02. Transita entre diferentes ramos da economia privada e dialoga com representantes de governos, academia nacional e internacional e terceiro setor.
É advogada por formação (PUC-SP), com mestrado e doutorado em Direito Internacional pela mesma instituição e pós-doutorado em andamento pela PUC-PR. Exerce a função de Professora universitária em renomadas instituições nacionais (Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP e Centro Universitário FIEO). Coordenou as edições de curso de pós-graduação lato sensu em ESG pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e é reconhecida nacional e internacionalmente na área por seus cursos e palestras em Empresas e Direitos Humanos e ESG. É membro da Global Business and Human Rights Scholars Association, conselheira da Academia Latinoamericana de Derechos Humanos y Empresas, membro do comitê de governança do Teaching Business and Human Rights Forum, da International Law Association – Ramo Brasileiro e Presidente da Academia Brasileira de Empresas, Direitos Humanos e Sustentabilidade (ABEDHS).
Autora de livros e artigos em periódicos e veículos de mídia diversos sobre ESG e Empresas e Direitos Humanos, com destaque para a obra “ESG: Teoria e Prática para a Verdadeira Sustentabilidade nos Negócios” (Saraiva Jur, 2024).